quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Identidades, diferente de máscaras

Ouvi. Hoje. Algo bem parecido. "Nossa vida é criar personagens. Que se relacionam em diferentes lugares. E com diferentes pessoas." Incrementei. Deixei mais 'Diogo'. Quando ouvi isso fiquei pasmo. Pela verdade. Pela força. Pelo estímulo. Sim! É verdade. É exatamente isso que fazemos. Vou (tentar) explicar melhor. Onde quero chegar.

Já percebeu. Como você é diferente. Com diferentes pessoas? O jeito de falar. A tonalidade da voz. Os gestos. Até o léxico muda. E isso ocorre também com os ambientes. No seu trabalho. Na sua casa. Na rua. Com um cobrador inoportuno. Com seu chefe. Com seu filho. Com seus pais. Com um amigo. Com todos! Entretanto. Não chamaria de personagens. Me remete a algo falso. Inventado. Prefiro chamar de Identidade. Somos nós afinal. E não é um teatro da vida.

Identidade. Título de um bom filme. (Recomendo). No filme. Um homem. Quando criança. Cria algumas 'Identidades'. Só que. Uma delas. É assassina psicótica. (Para mim). E essas Identidades. Em momentos diferentes. Passam à ser este homem. Como uma 'possessão'. Algo realmete extraordinário. Essas tais Identidades. Têm que se confrontar. Para quem sabe. Acabe com  a assassina psicótica. Não vou entregar o filme. Assistam o resto.

De uma forma ou de outra. É exatamente isso o que fazemos. Somos possuídos por nossas diversas Identidades. Criadas e dirigidas. Por nós! Essa é a magia de vida. Talvez. Um único corpo. Abriga diversas Identidades. Que na verdade. Em essência. É uma. Única. Estranhesas à parte. Não confunda com falsidade. A falsidade é criar o que não somos. Identidade é dividirmo-nos em vários. Em muitos. Com a mesma essência.

Diria que sou muitos. O chato. O bravo. O louco. O irritante. O inteligênte. O arrogante. O ciumento. O antipático. O errado. Mas, o certo também. Cada um me vê de uma forma. Diferente. E são criadas novas Identidades. Essas nem sempre. Me possuem. Não sou todas. Sou algumas. As minhas 'invenções'. Sobretudo. Sou único. Um em muitos. Muitos em um! Como minha mãe disse uma vez: "Um para cada gosto".





(00:38) "É chato chegar
A um objetivo num instante
Eu quero viver
Nessa metamorfose ambulante [...]
Eu vou lhe desdizer
Aquilo tudo que eu lhe disse antes
Eu prefiro ser
Essa metamorfose ambulante
Do que ter aquela velha opinião
Formada sobre tudo." - Metamorfose ambulante.
Intérprete: Raul Seixas. Raulzito.

Um comentário: