segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Louco e santo, bobo e sério, criança e velho

Hoje. Quero colocar. Um texto. De um escritor. Talvez pouco conhecido. Ou muito. Depende de suas referências. Escreve bem. Muito bem.

Referências: Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde, Oscar Wilde. Irlandês nascido em 16 de Outubro de 1854, Dublin. Sepultado em 30 de Novembro de 1900. Escritor. Com sobressalto helênico. Vamos ao trecho. Que me impressionou.


Loucos e Santos
"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessa os bons de espíritos nem os mau de hábitos.
Fico com aquele que faz de mim louco e santo.
Deles não quero resposta, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e que aguentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.
Quero os santos, para que duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazerm da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância outra metade velhice.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a 'normalidade' é uma ilusão imbecil e estéril."





À todos. Que um dia pude chamar de amigo. Até mesmo você que o tempo distanciou. Mas, não o suficiente para te apagar. Agora me diga você. Onde se encaixa? Louco ou Santo? Ou os dois. Uma certeza eu tenho. Seja qual for sua escolha. Não deixe. Que te façam mudar de idéia.

(01:49) "E em tudo o que eu faço
Existe um porquê
Eu sei que eu nasci
Sei que eu nasci pra saber [...]
Um belo dia vou lhe telefonar
Pra lhe dizer que aquele sonho cresceu
No ar que eu respiro
Eu sinto prazer
De ser quem eu sou
De estar onde estou
Agora só falta você." - Agora só falta você.
Intérprete: Rita Lee.

Nenhum comentário:

Postar um comentário